O sistema Silent para pianos verticais ou de cauda, permite a utilização do seu Piano acústico, em situações em que pretende impedir que o som do piano se ouça para o exterior.

O sistema possui um conjunto de elementos que por um lado impede que os martelos batam nas cordas e por isso estas não vibram nem emitem som e por outro um sistema de captação do movimento da tecla envia a informação a um processador que permite ouvir o som de um piano elétrico através dos auscultadores. Deste modo o utilizador pode usufruir das características da mecânica de um piano acústico, não prejudicando o "parte motora" do estudo. O Silent é a solução para os utilizadores que pretendam ter mais autonomia em relação ás horas de utilização do Piano. Para além do indicado , os sistemas silent atuais possuem inúmeras funcionalidades associadas que os transformam numa ferramenta com várias utilidades e funcionalidades.

Se pretende colocar um sistema "silent" no seu piano vertical ou de cauda contacte-nos Fazemos montagens de sistema de todas as marcas em todos os pianos acústicos (com exceção dos pianos cujas medidas de origem não permitam a colocação do material) A montagem de qualquer sistema "Silent" exige um técnico especializado no assunto e um profundo conhecimento da mecânica e características do seu Piano. Informe-se acerca das particularidades de cada sistema, vantagens e/ou desvantagens e tome a opção mais correta.

Se pretende obter informação acerca deste produto, consulte-nos.

Perguntas frequentes acerca dos Sistemas Silent


1 - O Sistema Silent pode ser montado em qualquer piano acústico?

Não. O sistema Silent pode ser montado em muitos pianos acústicos mas nem todos os Pianos possuem as "medidas internas", adequadas para a montagem de todos os elementos. Alem disso a resposta correta do sistema exige que a regulação mecânica esteja excelente o que é difícil de conseguir em pianos antigos em más condições.

2 - Existem várias marcas ou tipos de Sistema Silent? qual o mais adequado?

R. Sim existem várias marcas e também diferentes tipos de sistema. O sistema Silent está em permanente evolução o que significa que as marcas competem entre si e vão surgindo constantes alterações e melhoramentos. A nossa postura perante este facto é aconselhar a marca que está a produzir o melhor produto no momento, dentro dos nossos parâmetros de exigência. É normal que a propaganda ou uma informação mais superficial possa causar algumas dúvidas.no cliente mas esse aspecto é ultrapassado pelo nosso conhecimento.

3 - O sistema silent pode ser prejudicial à aprendizagem?

R. Antes de tudo há que entender que o sistema Silent é para ser utilizado como recurso por não se poder utilizar o piano com o som acústico em determinado contexto. Este sistema , tem a particularidade de manter a mecânica do piano a funcionar de uma forma "normal" o que permite que a nível motor o utilizador não sofra grandes alterações de interação. Sendo a utilização "repartida" como se preve, não se conhecem "contra indicações" à utilização do silent.

4 - A qualidade do som de Piano elétrico que se ouve nos auscultadores é semelhante ao som de piano acústico?

R. A qualidade do som de Piano elétrico que se ouve nos auscultadores depende da qualidade do Silent e da qualidade dos auscultadores. Como referi anteriormente, estes sistemas estão em constante evolução e por tal a qualidade sonora "artificial" tem vindo a melhorar progressivamente. Um piano acústico dependendo do seu nível de qualidade , possui um "universo harmônico e expressivo" que o som elétrico ainda não consegue reproduzir.

5 - A instalação de sistemas silent pode ser efetuada por qualquer pessoa?

R. Não, de modo algum. A instalação é delicada e complexa e exige formação e prática. Para além disso, o sistema só funciona na sua plenitude quando a mecânica do piano é muito bem regulada e este aspecto é verdadeiramente difícil de executar, mesmo por alguns profissionais.

6 - A colocação do sistema danifica ou estraga o piano acústico?

R. Em principio não deverá faze-lo. Os sistemas são estudados para poderem ser montados sem alterar profundamente os pianos acústicos. É verdade que em alguns casos são feitas alterações na estrutura do móvel e da mecânica do piano, mas sendo bem e normalmente executadas não danificam o instrumento. O sistema pode também ser retirado a qualquer momento.